domingo, 22 de abril de 2018

sábado, 21 de abril de 2018

Iniciativa belíssima, Paquetá! Parabéns!!!

Imagem e texto encontrados em: http://www.facebook.com/orquestrajovempaqueta

Continua nossa Série OJP que está há 1 ano sendo viabilizada pelo Padrinhos Culturais.
Uma emoção poder tocar com o apoio de tantos Amigos de dentro e de fora da ilha.
É domingo agora! E o repertório está lindo demais!
É muito fácil fazer parte desse time de Padrinhos! Com 10,00 mensais você apoia o projeto mais duradouro da ilha!


sábado, 14 de abril de 2018

"Novelas, Filmes e Músicas": Filmes, parte 3, Abril, Visões através dos Portais do Tempo...


     Mês em que se comemora o Aniversário de William Shakespeare, esse Lord das Letras!

     E para brindar, trago para esse post toda riqueza de "Shakespeare Apaixonado"... Nunca vou cansar de recomendar esse filme! Algumas frases dessa película são ainda mais especiais e chamam tanto nossa atenção quanto os próprios versos do Cisne de Avon! A tal ponto, que consigo imaginar perfeitamente o Poeta em pessoa, pensando, agindo e falando como foi representado! Por exemplo: Quando perguntam a ele onde está o texto que ele prometeu fazer e ele responde "Está aqui, na minha cabeça!". E em outra cena, quando vê sua musa, sua amada, lhe sendo infiel, ele fica profundamente decepcionado e apenas fala à ela: "Eu te faria imortal!", e sai! Uau! Nossa! É, minha cara... Pode começar a chorar, porque esse coração você perdeu para sempre!

     Mais adiante, o filme mostra o artista encontrando em seu caminho alguém que realmente lhe admira e dedica amizade! Magníficas as cenas da criatividade dele desbloqueando! Artistas são assim mesmo... Às vezes ficam meio travados, mas, de repente as idéias vão chegando como em uma linda cachoeira de imaginação e até faltam folhas para acompanhar o desespero da escrita, rsrs!

      O filme tem um fim que não é bem o que se espera quando se deseja um final mega feliz... Mas quando o assunto é Arte e Romance, e Shakespeare está inspirado e inspirando, a vida é como ele mesmo escreveu: "Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia"!

     Obs: O vídeo que estou compartilhando está em inglês (Desculpem-me por isso! Mas eu, por exemplo, não falo inglês... O que posso aconselhar aos que forem como eu, é que assistam ao trecho com a alma e irão captar a energia da obra!) mas escolhi este porque considerei ser o mais capaz de transmitir a essência do filme!




#Cinema
#Literatura
#Inglaterra
#Menestrel
#Bardo
#CisneDeAvon
#WilliamShakespeare
#SomosSeresDasFlorestas
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br

* Conheça mais sobre o filme: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Shakespeare_in_Love
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/gk1rTKB6ZF8
* Fonte da imagem: http://aldeiatem.com/post/14636/shakespeare-apaixonado-10-filmes-inesqueciveis

"Novelas, Filmes e Músicas": Filmes, parte 2, Cidade dos Anjos (City of Angels)



     Já alerto que vou mencionar umas coisinhas determinantes sobre enredos! Sou péssima em guardar segredos sobre as obras que leio ou assisto... Todos os meus posts tem um certo nível de revelação!

     Essas duas músicas tem a alma do filme, que é lindo... E tão triste quanto "Titanic"! Mas como não ter essas características quando a frase de promoção do filme é simplesmente esta: "Ela não acreditava em Anjos... Até se apaixonar por um" ?

     Anjos... Seres sábios, poderosos e nossos amigos inseparáveis! É só a gente ter paciência e estar disponível para perguntar e escutar que perceberá como a conversa acontece o tempo todo! E ainda tem quem diga que não acredita, ou pior ainda, que não gosta deles. Como é que pode isso?

     Ah, mas eu estava comentando também sobre "Titanic"... Então... Vou contar algo sobre um spoiler horroroso pelo qual passei! Quando fui assistir ao "Titanic" no cinema, na época de seu lançamento, estava super empolgada e achando tudo perfeito... Mas depois de duas horas de exibição, o cinema fez uma pausa para que todos pudessem comprar mais um lanchinho, esticar as pernas... etc. Paty e eu fomos ao banheiro e uma "alma perturbada", rsrsrs, soltou a bomba... "Gente, o Jack morre!"...

     Grrrr! Que isso gente! Para que essa insensibilidade? Olha... Paty e eu nem acreditamos, pensamos que era brincadeira, e... Não era... Choramos em dobro, de tristeza e de raiva!

     Mas voltando ao assunto principal... Cidade dos Anjos... Te desafio a ver e não chorar! Para falar/escrever a verdade, tanto este, quanto "Titanic", depois que assisti pela primeira vez, por várias ocasiões parei de assistir na hora em que a história começa a desandar... Já sei que o fim é dramático, e, sou covarde para algumas coisas, então, fujo mesmo! Mas quem nunca viu na íntegra, vale a pena conferir!

     Olha... Se eu estivesse no lugar da protagonista do filme e soubesse o que o Anjo pretendia fazer, eu pediria para que ele não abdicasse de sua condição celestial. Que esperasse por mais umas décadas e logo o caminho natural seria trilhado... Eu iria encontrá-lo e teríamos a eternidade para compartilhar!








#Drama
#Anjo
#Música
#Filme
#Titanic
#CidadeDosAnjos
#SomosSeresDasFlorestas
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br

* Fonte da imagem: https://minilua.com/filmes-inesqueciveis-cidade-dos-anjos-6
* Música: Iris (Goo Goo Dolls)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/JiXnswDyZAQ
* Música: In the Arms of an Angel (Sarah McLachlan)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/kWoVqw0dGPs
* Conheça mais sobre o filme "Cidade dos Anjos": http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cidade_dos_Anjos

"Novelas, Filmes e Músicas": Filmes, parte 1, "Danton: O Processo da Revolução", filme produzido em 1982



     Excelente!
     Amo criações históricas! Conhecendo o passado, o caminho traçado por cada nação, a gente vai assimilando como e porque ela é de tal maneira hoje em dia... O que motiva seu povo, o que o faz se orgulhar ou não!

     Sou suspeita para opinar sobre uma obra como esta, porque ela trata de um assunto que sempre chamou minha atenção naturalmente! Vocês já sabem... A Revolução Francesa e o Império Napoleônico são meus períodos históricos preferidos! Vejo a História como imprescindível não só para as salas de aula mas como matéria essencial no decorrer de toda a vida! Por isso o acesso à ela deve ser permanentemente concedido e conquistado! Principalmente esse trecho que eu tanto aprecio, e foi muito poderoso... Gerações unidas para vencer os deboches e brioches... Buscando a Luz! A aversão que os revolucionários tinham para com um regime que os sacrificava, parecia fazer com que seus líderes criassem leis amparados por uma grande dose de arte e talvez seja por isso que sua influência perdure até hoje!

     Acredito que a França é grandiosa daquela maneira porque teve esses dois capítulos eternizados em suas páginas por nobres representantes! Não posso afirmar se, e o quanto, esses sábios acreditavam em Alma, mas com certeza acreditavam em História (Dessa, ninguém consegue questionar a existência! É completamente concreta!) e percebo que suas palavras e atos, na maioria da vezes, se empenhavam em certificar que as memórias que os séculos guardariam deles seriam de passos e caligrafias firmados em heroísmo! Esperavam continuar adquirindo admiração... Sabiam que uma boa reputação tem valor incalculável!

     Este filme trata sobre algum tempo após a primeira fase da revolução. Ali já se agravam as discordâncias entre os revolucionários radicais (Cujo um dos representantes principais é Robespierre) e os moderados (Representados essencialmente por Danton)!

     Confesso que os argumentos do Incorruptível (Robespierre) me convencem mais... Aprecio o jeito mais reservado e idealista dele! É o tipo de orador do qual as palavras fazem falta mesmo quando se está em meio a uma multidão que discursa sem parar... Parece que enquanto ele não se pronuncia as coisas não passam de caos, e quando ele se dispõe a se expressar, coloca até os adversários para refletir!

     Danton era mais exaltado, e até um tanto grosseiro em suas expressões quando se sentia acuado! Bem, se como dito em seu julgamento, ele usou a força que seu nome ganhou durante a revolução para adquirir fortuna, cometeu um crime sério... Traiu a causa que defendia! Mesmo estando errado em sua conduta, e, além disso, quase no momento de sua prisão tenha visado ocultar parte de seus bens para evitar o confisco pela República, não podemos negar à ele o mérito por ter se entregue com dignidade... Isso, em uma época na qual se sabia que o simples fato de ir ao Tribunal Revolucionário já era garantia de ser condenado, e naqueles dias a sentença era sempre a guilhotina.

     Amigos, claro que o que estou compartilhando são impressões e sentimentos que tive despertados com base no filme e em todo material ao qual tive acesso para conhecer essa fase da França. Exatidão sobre quem era quem e como os regimes governamentais os afetava, só quem pode fornecer são os cidadãos daquela época.

     A obra passa maravilhosamente a energia que pairava... Expectativas e dramas que estavam impregnados em cada frase de seus contemporâneos! Esses líderes políticos eram também grandes filósofos! É algo bonito de se observar... Basta analisar os debates que acontecem durante praticamente todo o filme... Principalmente nas falas de Danton e Robespierre! Eles tinham um modo impecável, inteligentíssimo, uma apaixonada expressão... E não é coisa só de filme, não!... Já pesquisei na internet sobre discursos de ambos e o tom é assim mesmo!

     Fico encantada lendo pensamentos de época, nem vejo o tempo passar... Aliás, quando fico assim, percebo cada vez mais como estamos lado a lado com quem admiramos! Esses meus mestres inspiradores, por exemplo, tem livre acesso à minha casa e eu me sinto à vontade e bem-quista quando resolvo "visitá-los"! Somos amigos, e estamos sempre trocando fofoquinhas!

     E, agora, se vocês me permitem divagar um pouco mais sobre a História, aproveito para compartilhar uma percepção que sempre retorna à minha alma quando estou em meus estudos. Me chama a atenção os anos que terminam com os números 89... Esses dois algarismos parecem ter algo especial que evoca mudanças na sociedade! E, mais precisamente, de cem em cem anos! Períodos que chegam e seguem repletos de esperanças, promessas, acertos, erros, alegrias e desilusões!

     Vejam:

     * França, 1789 - Revolução Francesa
     * Brasil, 1889 - Proclamação da República
     * Brasil, 1989 - Após um período sem eleições diretas, os brasileiros vão às urnas usufruindo desse direito para escolher o novo presidente da República.

     Observando isso, não consigo considerar que seja coincidência, e particularmente, tenho muita estima por esses dois números, os tenho até mesmo como amuletos. E fico meditando, com a forte sensação de que, seguindo a lógica do ciclo Histórico, podemos esperar que 2089 também seja um ano de forte importância para o Mundo, no qual haverá algum tipo de grande transformação! E espero com todo coração que seja para melhorar muito, para todos!




#Filme
#Revolução
#França
#DantonOProcessoDaRevolução
#SomosSeresDasFlorestas
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br

* Conheça mais sobre o filme: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Danton_(filme)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/GODpn6lSa94
* Saiba mais sobre Robespierre: http://pt.m.wikipedia.org.com/wiki/Maximilien_de_Robespierre
* Saiba mais sobre Danton: http://pt.m.wikipedia.org.com/wiki/Georges_Jacques_Danton
* Fonte da imagem: http://oberronet.blogspot.com.br/2015/07/danton-o-processo-da-revolucao-filme-de.html

"Novelas, Filmes e Músicas": Músicas, parte 4, Finestra del Cuore... Talento, eternamente!



     Janela do Coração... Realmente é isso que esse grupo belíssimo é...
     Uma janela para toda poesia e mística do Universo! Sou muito fã!

     Foi um sonho ver sua apresentação aqui em Petrópolis, RJ, no Palácio de Cristal, em 2013! Toda a apresentação foi celestial e o momento dessa música foi arrebatador! Amo o Brasil, esse país é minha Alma, mas Amo também a Itália, terra igualmente linda da qual me sinto honrada por descender! E quando assisto espetáculos assim, me sinto renovada, abraçada pela energia, fantasia, pela pura História de Veneza e seus Carnavais!
     Tudo isso sinto através de seu canto, vestimentas e atitude! Parabéns! Reafirmo emocionada, a cada dia, as letras que me vieram no mesmo ano, inspiradas por eles!

     Para quem desejar ler o texto ao qual me refiro, aqui está o link: http://entrelivrosehistoria.blogspot.com.br/2013/11/fraternas-liricas-raizes-para-o-grupo.html



#Encantamento
#Arte
#Brasil
#Itália
#RJ
#Petrópolis
#SerraSerata
#FinestraDelCuore
#SomosSeresDasFlorestas
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br 

* Fonte da Imagem, acesse e aproveite para conhecer mais um pouco sobre o Grupo: http://m.facebook.com/finestradelcuore
* Vídeo: Finestra Del Cuore, em 2015, durante Serra Serata, no Palácio de Cristal, Petrópolis, RJ, interpretando "C'est Venice" (Toto Cutugno)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/HgjY4WkxPiM

"Novelas, Filmes e Músicas": Músicas, parte 3, Toadas da Floresta Amazônica: Boi Caprichoso e Boi Garantido



     Sou torcedora do Caprichoso e serei sempre fã desse Boi Maravilhoso e Azul!
     Porém, preciso compartilhar e aplaudir com todos vocês, a Arte linda e repleta de magia desses dois belíssimos monumentos vivos à cultura!

     Essa terra repleta de encantos e corações iluminados está a dar vida e emoção ao mundo desde o início dos tempos. Que toda a humanidade retribua, oferecendo proteção e amor às florestas e seus povos que tanto ensinam!

     Sem falar que criam coreografias perfeitamente elaboradas, executadas com tanta força de espírito, que a gente sente que ali é puramente a Alma que está dominando, assumindo o comando na dança, transbordando de Lendas (Acredito em todas! São fascinantes criaturas, viventes das selvas, guardiãs desse território inigualável!) e Alegria!

     Sou admiradora incondicional dessa nação verde bordada por rios esplendorosos! Ainda sobre isso, preciso assumir... Uma de minhas pretensões para realizar em um dia qualquer de minha trajetória (Sempre nutri esse desejo!) é estar navegando por aquelas águas e, quando chegar exatamente no trecho em que o Rio Negro encontra com o Rio Solimões, mergulhar e sair nadando! Aquele cenário de alguma forma me chama!




#BoiCaprichoso
#BoiGarantido
#Azul
#Vermelho
#Amazônia
#SomosSeresDasFlorestas
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br

* Fonte da imagem: http://www.acritica.com/channels/entretenimento/news/bumbas-caprichoso-e-garantido-realizam-ensaios-neste-fim-de-semana-em-manaus
* Música:
Toada: Amazônia, nas Cores do Brasil (Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/HCZE2n9be-Y
* Música:
Toada: A Força da Tradição (Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/_s0aeIDa7EU
* Saiba mais sobre o Boi Garantido: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Boi_Garantido
* Saiba mais sobre o Boi Caprichoso: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Boi_Caprichoso

"Novelas, Filmes e Músicas": Músicas, parte 2, Grupo Maná


     Para que não digam que só escrevo sobre alguns de meus gostos, aproveito para compartilhar a música "Mariposa Traicionera", que, principalmente nos últimos dias, tem sido a música companheira da inspiração da minha irmã, Patrícia Lettiere, enquanto cria adornos em Macramê ou está pintando!

     

     É impressionante observar ela tecendo e colorindo! Pelo movimento de seus braços e mãos, parece que está constantemente dançando, repleta de paz! Tritri, minha hippomponga preferida!

     Maná é sempre divino! Aprecio suas letras e melodias desde que o grupo gravou "Vivir sin aire"! E alguns dias atrás, pesquisando mais um pouco sobre a vida e obra desses artistas, comecei a ouvir outra criação emocionante, que atingiu meu coração como um relâmpago! Uma homenagem chamada "Cuando los ángeles lloran" que eles fizeram ao Chico Mendes, esse líder por quem tenho admiração infinita! Na minha humilde opinião, alguém que aprecia e oferece um presente desses à memória de uma pessoa iluminada como Chico, realmente tem em seu coração uma fonte de jóias imortais para compartilhar... E que deslumbre é quando o faz!

     

     Vejam, só para que vocês tenham uma idéia do quanto fiquei motivada a me manifestar nesse momento... Eu tinha escrito uma homenagem à Chico e todos os ambientalistas anônimos que circulam batalhando por esse mundo... Mas pretendia guardá-la para só publicar em meu livro impresso, porém, resolvi compartilhar logo, na internet! Em breve vocês terão acesso à ela!

     Ah... Recomendo que assistam ao filme "Amazônia em Chamas", de 1994, que retrata a trajetória de Chico, tendo o Raul Julia interpretando o seringueiro!

     

     Também do Maná recomendo uma indicação que a minha maninha me ofereceu quando eu estava meio que precisando de uma boa energia... Foi sem aviso, por WhatsApp, que ela me enviou a música "Me Vale"...

     Essa Tritri, é mesmo meu anjo... Muito obrigada, Paty! Sou do tipo que quando está "meio pra baixo" gosta de ouvir obras maluquinhas, agitadas... Acredito que tiram o ar pesado do ambiente! É engraçado isso... Pois quando estou super animada, ouço "de boa" músicas de dor de cotovelo... Vai entender, né?




#InspiradaPorMinhaManinha
#Filme
#ChicoMendes
#México
#Música
#Maná
#SomosSeresDasFlorestas
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br

* Fonte da imagem, acesse e conheça um pouco mais sobre os artistas: http://m.facebook.com/mana
* Fonte do vídeo com a música "Me Vale" (Maná) : http://youtu.be/6PnjSuyo_7I
* Fonte do vídeo com a música "Mariposa Traicionera" (Maná) : http://youtu.be/gWBKIbcDvnQ
* Conheçam mais sobre o filme "Amazônia em Chamas": http://pt.m.wikipedia.org/wiki/The_Burning_Season
* Assistam o filme "Amazônia em Chamas" acessando: http://youtu.be/DI6mhtMgr_o
* Fonte do vídeo da música "Cuando los ángeles lloran" (Maná), feita em homenagem ao Chico Mendes: http://youtu.be/gOO5vAB26sE

"Novelas, Filmes e Músicas": Músicas, parte 1, "O Rei do Gado", "Macarena" e "Mantra"




     

     1) O Rei do Gado (Orquestra da Terra)

     O Cânone faz a gente viajar lindamente em toda a história contada pela música... E juntamente com uma letra encantada como esta, floreia com infinitude, faz uma doce pintura no ar... Uma energia suprema através da qual podemos sentir cada detalhe das paisagens! Um baile a céu aberto e pés descalços numa grama orvalhada, esbanjando promessas e ecos com os quais quem admira a vida em meio à natureza se identifica imediatamente! 




     

     2) Macarena (Los del Río)

     Adoro! Quem curtiu essa turma quando ela gravou esse hit, aprecia até hoje! Pode confessar! Até tive uma pelúcia de gorila linda demais, que cantava e dançava essa música!
     É impossível resistir à empolgação de relembrar os passinhos!




     

     3) Mantra (Nando Reis)

     Para conversar com o Universo... Até mesmo sem perceber! 



#Música
#Novela
#Brasil
#OReiDoGado
#Globo
#NandoReis
#Macarena
#LosDelRío
#Mantra
#SomosSeresDasFlorestas
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br

* Música: Mantra (Nando Reis)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/WnltBv9nCro
* Fonte da imagem: http://www.curtamais.com.br/uberlandia/nando-reis-faz-show-voz-e-violao-em-uberlandia
* Conheça mais sobre a novela: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/O_Rei_do_Gado
* Música: O Rei do Gado (Orquestra da Terra)
* Fonte da imagem: http://novelaoreidogado2015.blogspot.com.br
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/2dt8GX-cmHw
* Fonte da imagem: http://turitmo.com/rewinding-the-charts-in-1996-los-del-rios-remixed-macarena-reigned
* Música: Macarena (Los del Río)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/jiOGjn1Ms4w

"Novelas, Filmes e Músicas": Novelas brasileiras, parte 2, "Alma Gêmea" e "A Viagem"

     Representações emocionantes de quando almas gêmeas se encontram na vida terrena apenas a tempo de se reconhecer e guiar de volta para sua verdadeira morada. Após muitas idas e voltas pelos tempos, finalmente estão livres das amarras que as impediam de concretizar seu destino.





     No caso de "Alma Gêmea", Cristina vivia tentando atrapalhar a jornada dos protagonistas! Só em uma encarnação dela (Bateu recorde de malvadeza!), perturbou duas encarnações da amada de Rafael... Uma das vezes foi quando Rafael era casado com Luna, que falece após levar um tiro, e depois, quando Luna retorna como Serena! Nossa, Cristina! Uma vilã como você só podia ter um final daquele mesmo... Do jeito que fazia uso de expedientes tão baixos... Vai brincando de fazer acordo com coisas ruins pra ver aonde vai chegar!

     As cenas finais são bem impactantes e poéticas, principalmente aquela parte que retrata as várias faces de Serena e Rafael!





     

     E em "A Viagem", Otávio e Dinah tinham o romance posto à prova por Alexandre, mas o rapaz conseguiu se regenerar... Porém, até ele aprender a lição, demorou... Se como ser humano já aprontava, quando ficou na forma de espírito, recebendo alguns poderes a mais, aí é que apreciava ver a confusão armada!

     E para não dizer que a Dinah era uma santinha, vale lembrar que a protagonista era dona de um ciúme monstro! Até no Céu ela conseguiu ficar insegura ao ver o relacionamento do seu amado com a primeira esposa dele!

     Essas músicas são simplesmente brilhantes, dignas da gente passar o dia inteiro ouvindo e se emocionando!

#Música
#Novela
#Globo
#Brasil
#AlmaGêmea
#AViagem
#SomosSeresDasFlorestas
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br

* Fonte da imagem: http://pt.quizur.com/quiz/quem-voce-seria-em-alma-gemea-39tS
* Fonte da imagem: http://teledramaturgia.com.br/a-viagem-1994
* Música: Uma vez mais (Ivo Pessoa)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/LyUIiWmzyTQ
* Música: A Viagem (Roupa Nova)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/n0odOAcYoA0
* Saiba mais sobre a obra: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alma_Gêmea
* Conheça mais um pouco sobre "A Viagem": http://pt.m.wikipedia.org/wiki/A_Viagem_(1994)

"Novelas, Filmes e Músicas": Novelas brasileiras, parte 1, "A História de Ana Raio e Zé Trovão"




     Antes de tudo, acredito ser importante registrar que não apóio os rodeios. Tenho para mim que se os animais pulam daquele jeito é porque estão feridos, incomodados. Mas estou escrevendo analisando a obra, uma novela cuja trama e suas músicas fizeram parte da minha infância.

     Os modelitos usados nas apresentações mais artísticas da Ana Raio eram lindos, totalmente meu sonho de consumo! Foi um toque muito inteligente, esse escolhido pela equipe responsável pelo folhetim, para dar mais leveza à personagem, que vinha de uma origem sofrida e estava exercendo uma profissão predominantemente masculina! Fiquei admirada em especial, com uma roupa que ela usou certa vez, a que ficava toda iluminada!

     Quem acompanhava a novela ficava na maior expectativa ao acompanhar aquele relojinho virtual posicionado no canto da tela, louco para ver seu peão preferido conseguir cumprir sua meta e vencer!

     Belíssimas também eram as cenas em que aparecia a caravana indo de uma cidade à outra... Sim, a obra era riquíssima em locações! Muitas regiões viram seu povo e costumes sendo homenageados até com mudanças de sotaques muito bem elaboradas. Sem falar em como o romance da Ana e do Zé era magnífico... Um ajudando o outro a superar suas tristezas, traumas, desafetos e descobrir suas raízes para ir adiante na vida!

     A trilha sonora toda é um escândalo de alta qualidade, com obras que fazem a gente ter vontade de "cair na estrada" e ficar viajando sem parar, só sonhando, olhando pela janela do ônibus e vendo as paisagens mudando! Tão maravilhosa que, na época em que lançaram sua fita musical, foi o que eu quis ganhar como presente principal de aniversário! Selecionei três canções para compartilhar aqui!








#Caravana
#AnaRaioEZéTrovão
#Brasil
#Música
#Novela
#RedeManchete
#SomosSeresDasFlorestas
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br

* Fonte da imagem: http://novelasnamemoria.blogspot.com.br/2011/04/historia-de-ana-raio-e-ze-trovao.html
* Conheça mais sobre a novela: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/A_História_de_Ana_Raio_e_Zé_Trovão
* Música: Raio e Trovão (Marcus Viana e Sagrado Coração da Terra)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/XmRYdnq0B_E
* Música: Hora do Clarão (Almir Sater)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/mS28REqenJA
* Música: Estradas do Interior (Ruy Maurity)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/I17GnX3Rcqk

"Novelas, Filmes e Músicas": Novelas latinas, parte 3, "Maria do Bairro", "A Usurpadora", "Kassandra" e "No Limite da Paixão"




     1) Maria do Bairro

     A obra mexicana conta os desafios no caminho de uma jovem trabalhadora repleta de sonhos. Exibida pelo SBT em 1997.




     2) A Usurpadora

     Assistir essa novela faz aumentar cada vez mais em minha alma a gratidão por ter a maninha que eu tenho! A coitada da Paulina não tinha uma irmã, tinha uma carrasca! Para resumir bem: Paola era péssima madrasta, esposa infiel, manipuladora... Tudo isso acompanhado por aquela risada! Praticamente uma cartilha viva do que não se deve ser! Enquanto Paulina ia enfrentando uma enorme dificuldade para assumir o papel da irmã no lar Bracho e sempre conseguia ajudar e perdoar a bandida. Sem mencionar o stress do resto da família de Carlos Daniel que já estava começando a achar que estava sofrendo alguma alucinação coletiva de tantas que são as mudanças que "Paola" sofreu depois de sua última viagem! Quando tudo vai se tranquilizando na casa e na empresa, adivinhem quem resolve aparecer e exigir seu lugar de volta...



     3) Kassandra

     Perfeita criação! Repleta de tramóias e reveses!
     De vez em sempre recordo desta novela! Em toda oportunidade que encontro de conversar sobre obras televisivas, comento sobre seu imenso valor, porque realmente aborda um Universo pouco explorado em novelas!
     Pelo que me lembro, no Brasil, por exemplo, a sociedade cigana só foi retratada de maneira mais prolongada em "Explode Coração", escrita pela Glória Perez! E vejo que é um povo que tem muito a compartilhar, que merece ter seu jeito de se comportar, suas crenças, enfim, sua arte, mais retratada para o grande público!




     4) No Limite da Paixão

     Amigos, esse vídeo não é a abertura oficial da obra... Mas o considerei o melhor dentre os que estavam disponíveis em minha rápida visita ao YouTube porque mostra bem o clima da novela, ou seja, um casal com muitos desencontros mesmo! E para pesar ainda mais o clima da trama, eles tinham que lidar com Frida e Maciel... A loucura desses vilões comparsas era algo para o qual a criatividade da autora parecia não ter limites! Os dois foram completamente psicopatas, do início ao final do folhetim!

     Aqui entre nós... A coisa que mais me dá agonia é quando os mocinhos da obra parecem que estão sob algum feitiço e que só os vilões raciocinam e conseguem ter sucesso no que planejam! Mas essa novela não era assim o tempo todo, felizmente! Otávio e Ana Cristina viviam às turras, mas claramente eram almas gêmeas! E de vez em quando até conseguiam tapear os vilões! Só que de uma hora para outra, tinham um surto de bobeira, de forma que quando a gente pensava que eles já estavam espertos, caíam nas armações mais previsíveis do mundo!

#México
#SBT
#Música
#Novela
#NoLimiteDaPaixão
#SomosSeresDasFlorestas
#Thalía
#MariaDoBairro
#Gipsy
#Kassandra
#AUsurpadora
#Venezuela
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br

* Fonte da imagem: http://tvnovelastvn.blogspot.com.br/2017/06/entre-el-amor-y-el-odio-no-limite-da.html
* Conheça mais sobre a novela em: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Entre_el_amor_y_el_odio
* Música: Entre el amor y el odio (Ángel López)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/WkxkC_085kY
* Fonte da imagem: http://www.guiamuriae.com.br/noticias/outras/resumo-da-novela-maria-do-bairro-2112-a-2512
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/PpLht4eSrco
* Música: María la del Barrio (Thalía)
* Para conhecer um pouco mais sobre a novela, acesse: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/María_la_del_Barrio
* Fonte da imagem: http://pt.quizur.com/trivia/quiz-para-quem-gosta-da-novela-a-usurpadora-2qMw
* Música: La Usurpadora (Pandora)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/__6U3EMkqRM
* Conheça mais sobre a novela em: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/La_usurpadora
* Fonte da imagem: http://www.telenoveleiros.com/2010/04/kassandra.html
* Saiba mais sobre a novela em: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Kassandra
* Música de abertura original (Venezuelana) : Kassandra (Jose Antonio Bordell)


"Novelas, Filmes e Músicas": Novelas latinas, parte 2, "Marimar"





     Essa obra diz muito para mim! Nasci no interior do Estado, mas desde o fim dos anos 80 até 2002 morei com minha família em Araruama, RJ. E lá, eu tinha dois lugares preferidos, a Biblioteca, e a Lagoa, que era um verdadeiro paraíso para minha irmã, eu e meu pai! Foi ali que Paty e eu aprendemos a nadar e em cuja orla, quando estudantes, juntamente com nossas turmas de escola, por várias vezes, todos de mãos dadas, a abraçamos!

     Era para ela que corríamos quase todo final de semana, e durante as férias, ainda mais! Na maioria das vezes ficávamos no trecho do Centro mesmo, mas quando estávamos a fim de andar mais um pouquinho, íamos até a Praia da Pontinha. Pelo caminho a gente ia conversando e chutando as areias! Lá a água era mais transparente e percorríamos um bom trecho sem que ela nos passasse da altura das panturrilhas (Achava aquilo mágico e até hoje me lembro como era sensacional!) e de repente tinha um "degrau" no fundo da lagoa que a partir dali ficava mais funda.

     Não tínhamos botos para brincar nas águas, mas a Natureza, brilhante como é, trazia peixinhos para beliscar nossos pés e mãos! Ficávamos parados e eles vinham... Simples assim! Grandes amigos, detentores de um afeto que poluição alguma pode corromper!

     Sabem... Pensando não só nessa Lagoa, mas em todo o Planeta, é que digo todos os dias:

     "Grande Mãe Terra... Muito Obrigada por ser meu tudo. Perdão se faço tão pouco para retribuir, e, por favor, não desista! Tudo vai ficar bem... Sei que sim! Tudo retorna ao seu Estado Sagrado e você vence, sempre se amplia! Tenho certeza de que as futuras gerações voltarão a usufruir dessa felicidade que experimentamos naqueles tempos! Sua verdadeira face, saudável e graciosa, nunca deixa de existir e é ela que mantemos gravada em nossas essências e diários!"

     Te AMO, Lagoa Linda!!!

     Mas voltando ao foco dessa postagem... A novela... Então... Por levar essa vida praiana é que a Paty e eu nos identificávamos tanto com esse estilo Marimar, livre, de Ser! Até hoje, logo que ponho meus pés em areia, essa é uma das músicas que são reproduzidas em meu coração!

#Thalía
#México
#SBT
#Música
#Novela
#Marimar
#Natureza
#Lagoa
#Araruama
#RJ
#SomosSeresDasFlorestas
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br

* Dados sobre a imagem:
Encontrada em: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Marimar-Logo.png
Descrição: Logo da novela "Marimar", 1994
Autor: PipeCol14
* Saiba mais um pouco sobre a novela: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Marimar
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/faHvNiBjZgw
* Música: Marimar (Thalía)

"Novelas, Filmes e Músicas": Novelas latinas, parte 1, "Rubi" e "Teresa"





     1) Rubi

     Ô menina ruim! Rsrsrs!
     Como minha irmã diz: "Essa aí parece inspirada pelo capiroto!"
     Kkkk!
     Com certeza! Pisa demais nos outros para alcançar o que deseja! A música de abertura ajuda a compor o quadro... Especialmente nas novelas mexicanas... A vilã sai aprontando todas e o ritmo rolando solto, só animando o modo automático de armação! Chega a ser cômico isso! E acredito até que se trata de algo proposital... Aliás, muito bem pensado, para quebrar a raiva que a gente vai sentindo das atitudes dela!
     Agora, falando um pouco de futilidades... É opinião minha, galera... Mas achei que o cabelo dela na época de pobrinha era mais bonito! A fase "rica ondulada" ficou meio forçada.






     2) Teresa

     Essa é como Rubi, outra com um caráter desesperadoramente defeituoso! Sinceramente, nem sei qual é a pior dessas duas moças, de tantas que são as leviandades que elas cometem!

     Momento fútil, rsrs: Vocês já perceberam como as sobrancelhas das vilãs são pronunciadas? Parece que quanto mais arqueadas e expressivas maior é o grau de maldade! Provavelmente para ajudar as atrizes na hora de fazer aquele rosto de quem está sempre conspirando!

     E, pelo jeito a sofrência musical vem de longe, e, em alguns casos, ganha um toque mexicano! Observem o sentimento transmitido pela intérprete do tema de abertura... A gente é capaz de apostar que o problema aconteceu com ela!

     Confesso que, na verdade, sou mais apreciadora da escola tradicional em matéria dessas novelas! Claro que hoje em dia as obras também tem maravilhosos atores e muita qualidade, mas curto mais aquele formato já consagrado... Onde a mocinha pobre e trabalhadora supera todas adversidades e chega ao final da obra poderosíssima! Como é o caso em "Marimar", "Maria do Bairro" e "A Usurpadora"... Gente de fibra! Ao contrário de "Rubi" e "Teresa", que vem com o discurso todo pronto de "Sou golpista em nome da minha família e pelo bem do meu povo!" mas, que de vez em quando, entregam de bandeja quem são, humilhando quem sempre esteve a seu lado!

#México
#Música
#SBT
#Novela
#Rubi
#Teresa
#SomosSeresDasFlorestas
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br

* Fonte da imagem: http://compartilhandosbt.blogspot.com/2015/09/confira-primeira-chamada-da-estreia-de.html
* Saiba mais sobre a novela: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Teresa_(2010)
* Música: Esa hembra es Mala (Gloria Trevi)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/77-M4TOTIk4
* Fonte da imagem: http://mundodacuriosidade.com.br/veja-como-esta-hoje-o-elenco-principal-da-novela-rubi
* Música: La Descarada (Reyli Barba)
* Fonte do vídeo: http://youtu.be/Usykjb-mO44
* Conheça mais sobre a novela: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Rubi_(telenovela)

Introdução à série de escritos "Novelas, Filmes e Músicas"

     Por favor, amigos, não me considerem bipolar... Porque fico triste! Estamos combinados? Prefiro ser chamada de eclética, rsrs! A verdade é que minha playlist é uma bagunça, mas a considero um encanto... Porque é uma festa para minha alma! Lá está todo mundo misturadinho, vivendo em paz e sendo feliz, como em um mundo fabuloso... Gente que toca minha criatividade de alguma forma!

     Se alguém um dia tiver a idéia de explorar a biblioteca musical do meu celular, em instantes vai viajar sem maiores avisos, de Viena para o Xingu... Passando pelos anos 80, 90 até chegar em 2018, voltando num repente para 1960... Indo do Reggae para MPB... E desde Mantras até Toadas! Navegando em obras de Clara Nunes às de Céline Dion... Sobrevoando a Arábia e caindo em uma Ópera!

     Nossa! Quando gosto, gosto para sempre! Conforme comento com minha família e amigos, não tem nada de estranho em artistas "se acharem" e digo até mais, acredito que quando os admiramos, se eles despertam algo bom em nossa alma e os temos como nobres exemplos de inspiração, precisamos mostrar para o mundo e para eles que realmente são o máximo... Oferecer aplausos, palavras e a certeza de que são um Show! Mesmo que façamos isso sutilmente, até mesmo nas entrelinhas, pois o Universo sempre sabe os remetentes e os destinatários das energias enviadas e elas sempre chegam ao seu Destino!

     E se tem uma coisa que descobri já faz um bom tempo e que se confirma a cada dia é que a Arte e suas múltiplas manifestações, essa maravilha que passa diante de nós todos os dias, personificando-se de um violinista na rua até um grupo teatral famosíssimo, é a grande líder de uma sociedade! É ela a senhora dos impérios que nunca irão à ruína! Que ganha corpo, voz e letras através de cada artista que, como amigo, guia povos inteiros, não os permitindo mendigar cidadania, mas sim os fazendo se orgulhar, esclarecendo as mentes... E impedindo que a honradez sucumba, extirpa qualquer centelha de mediocridade e estimula a vencer sem se entregar à ganância! À Arte, minha reverência!

     Bem, gente, tenho certeza de que estou escrevendo um pouquinho demais... Mas sou assim mesmo! Às vezes fico um tempão quietinha, só observando e refletindo! É só um passinho para minha alma... Vou ali, algumas décadas ou séculos atrás e já volto! É rápido... Eu acredito, rsrs... Mas retorno, prometo! E venho cheia de histórias para contar e com muita vontade de compartilhar cada pensamento!

     Minhas viagens pela Arte, pela História, são meio excêntricas... Aprecio percorrer as minúcias, atenta ao que não fica sendo repetido a todo momento, pois quando analisamos não só o lado A, mas os tesouros escondidos no lado B da existência, descobrimos a sincera humanidade por trás de cada personalidade... O que constantemente nos permite nos identificar com muitas delas, mais do que se buscássemos a formalidade das páginas já consagradas.

     Mesmo escrevendo bastante, podem apostar que neste post não estou conseguindo homenagear nem 1% de todos que admiro e respeito! Primeiramente porque eu morreria escrevendo sem conseguir completar essa missão a contento, pois à cada dia que se passa nos transformamos e novas luzes se revelam diante de nós! E além disso, eu levaria vocês a morrer também... Só que a morrer de tédio. Todos iriam pensar: "Misericórdia... Como essa figuraça escreve... Ai que sono!"

     Rsrsrs! Mas fazer o quê? No fim das contas adoro ouvir/ler e falar/escrever sobre vivências! Acredito que quando caminhamos tendo a História como companhia de viagem, tudo se torna mais leve... Percorremos muitos quilômetros no que parece apenas um segundo!

     Hoje acordei animada para compartilhar lembranças e impressões sobre algumas novelas que considero bem marcantes, seja pelo alto grau de romance, vilania, loucura... Ou tudo isso junto que nelas possa estar contido!

     Que talento lindíssimo são os novelistas, gente! Que fôlego imenso esses artistas tem! Uau! Estão de parabéns! Mergulham e fazem milhões de telespectadores irem fundo com eles em sua trama, por meses a perder de vista!

     Aviso aos que convivem comigo: Calma que não vou desatar a falar/escrever pela enésima vez sobre "Que Rei sou Eu?"... Viu, Paty? Estou boazinha hoje, kkkk! Mas que sou uma espécie de "cria" dessa obra, isso sou! Talvez seja até por um pouquinho de vaidade que eu goste tanto dessa trama, pois ela valoriza muito a figura de uma escritora, a Madeleine, que era mega revolucionária! Novela simplesmente insuperável!

     Também vou escrever sobre alguns filmes que aprecio e músicas pelas quais tenho especial carinho. E já tratando um pouco sobre música... Notem como as trilhas sonoras das novelas latinas possuem músicas contagiantes que são um espetáculo à parte! A maioria dos temas de abertura, na minha visão, tem um forte apelo spoiler! E os intérpretes oferecem um show dramático que combina certinho com o tom de cada novela! Em alguns casos, quem interpreta o tema é a própria atriz, que também é cantora... Como é o caso de Thalía (Essa é uma Diva!) em Maria do Bairro e Marimar!

#Globo
#SBT
#Arte
#Novelas
#México
#Venezuela
#Brasil
#Música
#Filmes
#SomosSeresDasFlorestas
#FamíliaLettiere
#BlogPintandoNoPedaço
#BlogEntreLivrosEHistória
#BlogOSaborDaMente
#MiçanguitasArteECor
#GaleriaDeBolso
#Hippompongas

14/04/2018

Ana Luiza Lettiere Corrêa (Ana Lettiere)

Com:

Patrícia Lettiere
http://pintandonopedaco.blogspot.com.br

Paulo Lettiere
http://osabordamente.blogspot.com.br