quinta-feira, 22 de setembro de 2011

André Rieu

     Olá, amigos! Já faz algum tempo que estou com saudades da Revista Virtual "Letras com Arte" do site Autores.com.br, pois iniciativas excelentes como essa, são assim, fazem o mundo brilhar, aprender e deixam maravilhosas lembranças! Tenho muito orgulho em dizer que fiz parte da turma que escreveu para a primeira edição da Revista! Então, vou compartilhar com vocês, minha matéria, minha singela parte naquela nobre publicação, apenas vou atualizar alguns dados, mas a grande essência permanece! Espero que apreciem:

     "Profissionalmente não escrevo músicas, não toco nenhum instrumento e nem canto... sou simplesmente escritora, de modo que pode parecer estranho para o leitor o fato de eu ter escolhido escrever sobre "Música". Porém, para amenizar esta primeira impressão revelo que o que falta-me em talento musical, sobra-me em admiração. Sou apreciadora de toda forma de arte e com a música não é diferente. Claro, gosto de alguns estilos mais do que de outros, afinal, este é um segmento muito extenso da arte (tem músicas para todos os gostos), por isso este texto é totalmente parcial. Hoje escreverei sobre um dos estilos que mais me inspiram: Música Clássica.

     Como gosto bastante de escrever romances históricos, encontrei na música clássica uma maravilhosa fonte de inspiração, uma forma de entender um pouco a essência de muitos séculos atrás e também da época atual. Sim, pois a música clássica não pertence a um tempo, pertence aos sentimentos, é a materialização do canto do passado que alcança corações no futuro. Noto que com frequência é um estilo que é mais rejeitado do que rejeita. Muitas pessoas tem a falsa sensação de que este é um gênero elitizado e que para assistir a uma apresentação de orquestra ou ópera é necessário usar trajes de altíssima costura e dispor de uma boa quantia para o ingresso.

     Talvez a tempos atrás fosse assim, mas hoje é comum ver produções de alta qualidade a preços bem acessíveis. Isso sem falar nos CDs e DVDs, verdadeiras obras de arte pra vida toda, que podemos ouvir e ver quantas vezes quisermos na tranquilidade e privacidade do lar. Para aqueles que pensam que mesmo assim são muito caros, pensem nisto: uma orquestra tocando só para você, a vida toda, repetindo quantas vezes você quiser. Quanto esses artistas mereceriam receber?

     Outros dirão que acham o gênero triste, parado. Porém eu digo, não é bem assim. Existem músicas clássicas que surpreendem!!! Empolgam e fascinam até os mais resistentes. Poderia escrever muito sobre os grandes maestros da humanidade, mas o texto ficaria extenso e quem já não é muito fã do gênero, sairia correndo desta página. Então opto por citar um grande maestro e violinista  contemporâneo que está representando muitíssimo bem a classe "clássica": André Rieu.



     O famoso "Embaixador das Valsas" tem 61 anos de idade, com energia de 30 e talento que dispensa comentários, simplesmente perfeito. Suas apresentações são grandiosas e a orquestra que sempre o acompanha em suas turnês é simplesmente fantástica, seja pela genialidade ou pelo belíssimo figurino de época, impossível se entediar, pois a interação entre artistas e platéia é constante e muito divertida. É um chamado para todos.

     André Léon Marie Nicolas Rieu, nascido em 1 de Outubro de 1949 em Maastricht (Holanda), filho de um diretor de orquestra, juntamente com seus cinco irmãos foi incentivado pelo pai a seguir a carreira musical. Iniciou no violino aos cinco anos de idade, demonstrando desde já muita habilidade.
Em 1967 vai para o Conservatório de Música de Maastricht para iniciar sua formação profissional em violinista onde permanece até 1973. É durante este período que descobre sua vocação e seu amor pela música clássica ao tocar sua primeira valsa. Em 1974 parte para Bruxelas a fim de dar continuidade aos seus estudos na Music Academy até 1977. Após este período se torna o primeiro violinista da Orquestra Sinfônica de Limburgo, ao mesmo tempo em que se dedica a trabalhos musicais paralelos, gravando discos independentes.

     Em 1987 decide que já é chegada a hora de fundar sua própria orquestra, a "Johann Strauss Orchestra", que em 1 de Janeiro de 1988, à época de seu primeiro concerto, contava com 12 músicos.
Ao longo dos anos cada vez mais artistas vieram se incorporando à orquestra que em 2008 já se constituia de 43 membros selecionados entre talentos de diversos países. Entre eles se destacam no grupo de sopranos juntamente com a holandesa Susan Erens, duas ilustres artistas brasileiras, Carmen Monarcha (Belém do Pará) e Carla Maffioletti (Porto Alegre). Carmen e Carla tornaram-se amigas durante sua carreira musical e resolveram estudar juntas no Conservatório de Música de Maastricht. Lá foram descobertas por André Rieu e contratadas como vocalistas da "Johann Strauss Orchestra".



     Dentre os vários prêmios que já recebeu destaca-se o "World Music Awards". André, seu inseparável violino Stradivarius do ano de 1667 e sua orquestra estão completando em 2011 32 anos de turnês pelo mundo. E os fãs brasileiros podem comemorar pois tudo leva a crer que em 2012, a Johann Strauss Orchestra e André Rieu se apresentarão no Brasil!!! Vivaaa!!! Acompanho seu esplêndido trabalho através da internet, televisão, CDs e DVDs. Sou sua fã. Quando ele está em cena é como se estivesse cercado e iluminado por gênios como Beethoven, Mozart, Chopin, Villa-Lobos e muitos outros. Parece que a qualquer momento durante a apresentação as portas do Tempo irão se abrir e sua orquestra, espectadores e ele serão transportados para uma dimensão poética de princesas, príncipes, paz e arte. Em sua platéia tem lugar para todos, desde os que fazem questão de estar à rigor até  aqueles que admiram a bela arte mas preferem os trajes mais despojados. Possui um repertório que transborda de emoções intensas, desde alegria contagiante - que diversas vezes causa dança entre seus espectadores - até momentos de reflexão - que afinal de contas também são necessários para ouvir o nosso próprio coração, conhecer a essência da própria alma. Um gênio entre nós para o qual agora dedico esta simples e sincera homenagem.

     Enfim, acho que até excedi em minhas palavras, mas senti necessidade de escrever tudo o que brota na minha alma. Se essas linhas despertaram algum interesse e admiração no leitor fico muito grata em nome da arte. Sábios são aqueles que trazem no peito um coração aberto para a vida em todas as suas manifestações. Conhecimento nunca faz mal!!! E lembrem-se, as portas das artes foram feitas para serem abertas por vocês!"

     *Recomendo:

http://www.andrerieu.com  Site onde poderão se inscrever gratuitamente para receber novidades sobre André Rieu.

Twitter de André Rieu

André Rieu no Facebook

     Confiram agora algumas das mais belas e emocionantes apresentações desse símbolo da soberania da verdadeira arte!












     Fontes:

     *Informação:
     https://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Rieu
   
     https://pt.wikipedia.org/wiki/Carla_Maffioletti

     https://pt.wikipedia.org/wiki/Carmen_Monarcha

     cenariodesentimentos.blogspot.com

     www.ronaud.com/arte de viver/uma pausa para o bom gosto

     www.stars-celebrites.com/bio/R/rieu.htm

     vistolivre.com

     www.miniweb.com.br/Artes/artigos/andre_rieu.html

     http://www.blogdojj.com.br

     *Imagens:
     Rosto de André Rieu - Em https://pt.wikipedia.org
     -Em https://www.flickr.com (Duas)
     Ambas possuem Licença Creative Commons Attribution License, na ordem da postagem, são elas e seus respectivos autores:
     -Papaíto querido (Manel)
     -Angelus (Manel)

Ana Lettiere

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria! Convido vc para conhecer o blog www.fansbrasilandrerieu.blogspot.com
    saudações musicais!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada,de coração,pela visita!Nossa,que honra receber palavras tão gentis de quem também aprecia o talento desse artista inspirado,genial!Adorei seu Blog,excelente conteúdo,alta qualidade...parabéns!Já estou seguindo!Muita alegria,luz e sucesso sempre em sua vida e ideais!Abraços!

    ResponderExcluir