sábado, 25 de julho de 2009

Calendário Republicano (Revolucionário) Francês



 
     Como já deixei transparecer anteriormente, na postagem sobre a novela "Que Rei Sou Eu?", um dos períodos históricos que mais estudo e aprecio é a Revolução Francesa, pois foi uma manifestação de uma nação inteira e não somente de uma minoria somente interessada em seus próprios interesses, um povo que lutou pela mudança, pelo fim do sofrimento e da tirania.
Um movimento tão poderoso que deixou sua marca até mesmo na forma de se contar o tempo. Sim, pois em 1792 para demonstrar ainda mais efetivamente o início de uma nova era, com novos pensamentos, valores e ideais, foi instituído o Calendário Revolucionário Francês (que vigorou de 22 de Setembro de 1792 à 31 de Dezembro de 1805), inspirado na natureza, possuía doze meses de trinta dias, cada mês com três semanas de dez dias, e o dia tinha dez horas de cem minutos e cada minuto possuía cem segundos.
Cada dia do ano possuía um nome único que só se repetiria no próximo ano (usava-se nomes de pedras, frutas, flores e animais. Os nomes dos meses, foram criados pelo francês Philippe François Nazaire Fabre d'madressilva (também conhecido como Fabre d'Églantine ou Fabre d'madressilva), dramaturgo, ator e político da Revolução Francesa. Baseavam-se no clima e agricultura durante as estações na França.
O primeiro mês do ano era:

*VINDIMIÁRIO - 22 de Setembro (data da Proclamação da República Francesa) e ia até 21 de Outubro, em homenagem às colheitas das uvas (Víndimas), logo após vinham:
*BRUMÁRIO - 22 de Outubro à 20 de Novembro, designando a época das Brumas.
*FRIMÁRIO - 21 de Novembro à 20 de Dezembro, Frimas (em francês), geadas.
*NIVOSO - 21 de Dezembro à 19 de Janeiro, neve.
*PLUVIOSO - 20 de Janeiro à 18 de Fevereiro, chuvoso.
*VENTOSO - 19 de Fevereiro à 20 de Março, ventos.
*GERMINAL - 21 de Março à 19 de Abril, germinação das sementes.
*FLORIAL - 20 de Abril à 19 de Maio, flores.
*PRADIAL - 20 de Maio à 18 de Junho, prados.
*MESSIDOR - 19 de Junho à 18 de Julho, baseado na palavra latina (messis = colheita).
*TERMIDOR - 19 de Julho à 17 de Agosto, calor.
*FRUTIDOR - 18 de Agosto à 20 de Setembro, frutos.
*Importante: Existiam também os feriados dedicados aos SANS-CULOTTES, eram os cinco últimos dias do ano (17 à 21 de Setembro).

Durante a Revolução prevalecia o pensamento Iluminista (que valorizava o racional, o progresso, o conhecimento). Porém tenho a impressão de que esses grandes pensadores e revolucionários (felizmente) estavam muito longe de confundir os princípios iluministas com frieza e calculismo, penso que nunca deixaram de ter uma visão romântica do mundo, pois o simples fato de acreditar que uma mudança para melhor, de grande porte em uma sociedade era possível já pode ser considerado uma visão romântica do Mundo (uma bela e construtiva inspiração) e essa visão se reflete claramente até hoje, em seus escritos, na escolha dos nomes de meses e dias do ano, nas páginas da História, em quem somos e podemos ser.
Como seria bom se todas as pessoas tivessem em seu coração a lembrança de momentos decisivos como foi a Revolução Francesa e acreditassem que é possível mudar qualquer situação de opressão, seríamos todos guerreiros, construtores de uma VIDA plena em sentido e felicidade. Pois não existe povo fraco, mas sim, povo sofrido, subestimado, menosprezado, descrente de sua força. No entanto, talvez não esteja longe o dia em que os povos se erguerão, lutarão por sua honra e dignidade tendo a sabedoria dos séculos a seu lado, e conhecerão a vitória.

Obs:
*As gravuras da postagem foram extraídas da www.wikipedia.org.br e se encontram sob Domínio Público.
*Fonte de informação: www.wikipedia.org.br

Ana Lettiere

Nenhum comentário:

Postar um comentário