domingo, 28 de junho de 2009

"Que Rei Sou Eu?", Inesquecível...

1989... Ano em que foi ao ar, aquela que na minha opinião foi a melhor novela de todos os tempos: "Que Rei Sou Eu?". Genialmente escrita pelos mestres Cassiano Gabus Mendes e Luís Carlos Fusco, essa maravilhosa obra definitivamente deixou saudades. Na época eu estava com 8 anos de idade e mesmo assim seu enredo fascinou minha imaginação. Ao mesmo tempo em que fazia referência à Revolução Francesa comparando com a situação atual do Brasil daquela época, continha altas doses de humor.
Uma estória de época, com intrigas e contestações, porém sem um clima pesado, deprimente e desagradável. Impossível não rir do jeito exagerado da Rainha Valentine, das afetações dos ministros, da louca guilhotina que nunca funcionava...
Confesso que ainda tenho a esperança de vê-la novamente, pois sem dúvida foi um marco na televisão, não compreendo por que não reprisam (sim, há o boato de que um incêndio teria consumido as fitas da novela, neste caso então, porque não regravar?), sei de muita gente que é fascinada por esta trama, com certeza a emissora não perderia nada neste projeto, ao contrário o índice de audiência seria enorme, formado por antigos fãs e novos admiradores da estória. Sempre digo que se um dia tivesse a oportunidade e meios para tal, eu mesma reuniria um bom elenco e traria de volta esta pérola, pois é um tesouro que não deve ser esquecido.
Além de uma ótima forma de entretenimento, essa novela desperta bastante interesse histórico, foi assim comigo, sou encantada por esta obra, começei apreciando as vestimentas, os cenários, os personagens fictícios e depois dela não parei mais de estudar fatos históricos. Talvez por influência dela meus temas históricos preferidos sejam Revolução e Primeiro Império Francês.
Abaixo, para matar as saudades, postei o tema de abertura da novela, seguido de um trecho da obra e o maravilhoso tema da Rainha Valentine "How Can I Go On" nas divinas vozes de Freddie Mercury e Montserrat Caballé e sua letra em português.



Como posso continuar


Como posso continuar?
Como posso continuar nesse caminho

Quando todo sal é tirado do mar
Eu fico destronado
Estou nu e sangrando
Mas quando você aponta seu dedo tão selvagemente
Existe alguém para acreditar em mim?
Para ouvir meu apelo e cuidar de mim?

Como posso continuar
Dia após dia
Quem pode me fortalecer em todos os sentidos
Onde posso estar seguro?
A onde pertenço?
Nesse enorme mundo de tristeza
Como posso esquecer
Aqueles lindos sonhos que compartilhamos
Eles estão perdidos e não consigo achá-los
Como posso continuar?

Às vezes eu tremo no escuro
Não consigo ver
Quando as pessoas me assustam
Tento me esconder longe da multidão
Tem alguém aí pra me confortar
Precioso Senhor... Escute meu apelo e cuide de mim

Como posso continuar
Dia após dia
Quem pode me fortalecer em todos os sentidos
Onde posso estar seguro?
A onde pertenço?
Nesse enorme mundo de tristeza
Como posso esquecer
Aqueles lindos sonhos que compartilhamos
Eles estão perdidos e não consigo achá-los

Como posso continuar?

Importante:

Vídeos: https://www.youtube.com
Tradução: https://www.vagalume.com.br/freddie-mercury/how-can-i-go-on-traducao.html

Ana Lettiere

6 comentários:

  1. 1898? ... eu estava pensando em nascer.. rsrsr

    Freddie? Bem... aí é outra história: eu escrevo ouvindo o Queen!

    Beijo, Ana!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Hiago!Também sou super fã do Queen,letras simplesmente fantásticas!Foi justamente por causa da novela que me interessei pelo grupo.
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário!Volte sempre,aprecio muito suas palavras e opiniões!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!Muito obrigada pela visita!Fico muito feliz por você ter gostado!Volte sempre,te adoro!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre vasculho a Internet à procura de rever algumas cenas da inesquecível "Que rei sou eu?". Vejam só: eu tinha apenas 7 anos quando ela passou na Globo. Ficou gravada no meu subconsciente as cenas marcantes e, sem dúvida, a atuação de Teresa Raquel como a rainha Valentine e a música tema dela (How can I go on? - Freddie Mercuri)? Já tive até sonhos com a reprise dessa novela. Parece loucura, mas é isso mesmo. Um remake não daria a mesma glória e brilho a essa produção, pois os atores e atrizes de hoje, incontestavelmente, não chegam aos pés do grande elenco dessa novela. A Globo deveria passá-la em canal aberto em um horário, sei lá, depois da 21h00. Mas a verdade é que já estou desistindo de ver qualquer reprise dessa grande obra. Recuso-me a ver essas novelas sem tramas consistentes e de sexo desenfreado que hoje a Globo insiste em passar.Estou a fim de ver algo que me faça sentir ser família e não um lixo de ser humano. Ainda bem que a Globo dessa vez acertou com Mulheres de Areia, pois ver novelas de 1, 2, 3, 4 ou 5 anos não me interessa. Os escritores atuais da Globo não têm mais inspiração ou mudaram muito a forma de pensar. A verdade é que eles se enganam muito, pois quem assiste a novelas, a grande maioria, não está à procura de cenas de sexo ou ver essas famílias tão desconcertadas e malucas que eles criam. Quem assiste a novelas quer alguma que distraia e faça a pessoa se sentir bem. Portanto, sem mais delongas, queremos "QUE REI SOU EU?" depois de MULHERES DE AREIA.

    ResponderExcluir
  5. Olá!Muito obrigada por sua visita e palavras,sua opinião é sempre muito bem vinda!Vai ser muito difícil uma novela superar a energia de "Que Rei sou Eu?" onde tudo foi tão inspirado e bem construído!Nossa!Seria um sonho realizado ver essa novela novamente.Atualmente tenho visto poucas novelas,porque a maioria adotou um estilo de realismo crú e vulgar que com certeza não agrada a quem depois de um dia de trabalho senta em frente à TV com a família e espera poder se divertir e relaxar!Todos sabemos muito bem o que acontece no mundo mas quando o assunto é arte,tem que ter magia,é preciso ir além !...É necessário estimular a consciência,claro,mas até para alertar o bom artista encontra uma forma criativa,sem precisar fazer uso de mera apelação.
    Aproveito para desejar à você,sua família e amigos um Belíssimo 2012,com muita paz,prosperidade,alegria e amor!Abraços!!!

    ResponderExcluir