domingo, 19 de maio de 2013

Noite



Postado originalmente em 24 de Janeiro de 2011 no site Autores.com.br.
http://www.autores.com.br/publicacoes-artigos/8-diversos/artigos-diversos/43706-noite

Há muito não contemplava a noite. Cidade grande, cuidado, portas bem trancadas e janelas no máximo, entreabertas. Passei a preferir o dia... claridade, segurança, inspiração, paisagens nítidas e amplas... Mas hoje fui surpreendida. Após certa hora, depois de um dia atribulado, quis descansar, mas meus pensamentos não se calavam. Sem sono, decidi: "Vou ficar acordada até de manhã. Cuidar de meu blog, estou precisando terminar umas postagens e um pouco de trabalho vai me ajudar a ocupar minha mente com algo produtivo."
           Devido ao horário avançado, 02:45, resolvi fechar de vez a janela. E foi então que aquela maravilha se apresentou, primeiro, o céu e as estrelas, estas estavam radiantes e azuis, o céu, límpido... abraçados por vento tranquilo, perfumado e indefinível, que só a noite possui e que chamo de aroma do Universo. Dei esse nome porque é um ar puro sem toques de poluição, o que é meio difícil de encontrar em pleno dia. Um presente da natureza, pedacinhos de floresta transportados através da leveza de vagalumes invisíveis. Existe um mistério, um desafio, como se cada árvore brinca-se com suas sombras infantis e soberanas emanando um sussurro: "Tente me traduzir, me entender, veja além do que as estrelas são capazes de revelar!"... liberdade e fascínio, num reino desprovido de lágrimas ou dor. Percebi nesse momento que não era minha mente que precisava de alimento, era minha alma que clamava por aquela imensidão, plenitude... e se lançava em viagem à minhas mais antigas raízes, impaciente demais para aguardar o sonho. A consciência me permitiu ver e reconhecer com preciosos detalhes sentimentos e promessas confirmados a séculos.
         Renovei minha essência, fiquei um bom tempo assim, adorando a atmosfera, me tornando parte daquele todo e de repente, não queria que a noite acabasse, queria poder guardar como um tesouro e escudo aquele ar, para poder melhor enfrentar os dias de tempestades de Sol, silenciar o caos, fosse confusão temporal ou dúvidas da alma. Sei que isso é impossível e na verdade ficaria infeliz de não ver a Luz que tanto amo surgir novamente no horizonte. Honrada fui ao redescobrir a outra face da paz, esse precioso elemento que me permite escutar, me conectar a tudo que veio antes de mim e a tudo que busco. Logo um novo dia estará nascendo e as idéias fortalecerão a caminhada, sempre. E a cada entardecer, continuaremos unidos, a noite, meu anjo e eu.

* Imagem: Pintura óleo sobre tela "Encantamento", criada em 2009 pela artista plástica e escritora, Patrícia Lettiere.

Ana Lettiere

Nenhum comentário:

Postar um comentário