segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Verdadeiramente Artistas




O vídeo acima me foi recomendado a algum tempo por uma grande amiga poetisa Kris R., desde que o assisti esperava o melhor momento e maneira para postá-lo aqui no Blog, e assim ele ficou entre meus favoritos até que por obra do destino recebi (também de Kris), um e-mail de uma conversa com o jornalista e poeta Rodrigo Capella, autor de vários livros, entre eles Poesia não vende, revelando a situação da poesia, o descaso e o abandono do gênero pelas editoras e a luta enlouquecida dos poetas em defesa de sua arte, suas obras. Confiram a matéria acessando http://www.overmundo.com.br/overblog/poesia-afinal-serve-pra-que 

Então encontrei a oportunidade certa, vídeo e matéria, extremos que se completam perfeitamente, em um, o poeta e sua inspiração, seu espírito que se eleva, procurando entender seu papel diante do magnânimo universo, com talentosa suavidade, quase uma melodia, e logo em seguida o gritante apelo de um retrato vivo e sangrando da cultura em nossa sociedade, revoltante pensar que essa é a recompensa que os artistas recebem por oferecer generosamente sua alma em forma das mais variadas obras. Concordo em diversos pontos com Rodrigo sobre as atitudes que os poetas e artistas em geral devem adotar para conquistar seu lugar ao Sol do reconhecimento. A principal delas é a importantíssima mobilização dos artistas, uma união efetiva entre eles para conseguir se destacar e colocar sua arte em evidência, onde não possa ser ignorada. Se observarmos a história geral e da arte, veremos que todos os movimentos assustadoramente fortes tiveram sua origem em reuniões, saraus de pessoas com pensamentos e objetivos em comum, um poderoso brado de "Estamos Aqui!".
Precisamos mostrar ao mundo que não somos somente papel, caneta, tintas, telas, sons ou qualquer que seja o resultado final da arte. A principal matéria da arte é o artista, sem ele, ela não existe. Diversas vezes tratamos de mundos, dimensões e realidades invisíveis para muitos, mas estamos aqui, vivendo em um mesmo mundo material. Se temos consciência de que a mídia ignora nossos escritos e obras de arte, então vamos nos apresentar pessoalmente, revolucionar, abrir caminho para nossa arte. A Semana de Arte Moderna de 1922 talvez nunca tivesse acontecido naquele momento se aqueles artistas não houvessem se conhecido, unido e corajosamente defendido seus ideais. Muitos podem alegar que naquela época este movimento não foi bem aceito pela sociedade em geral. Porém se considerarmos que o artista visa antes de tudo proteger e projetar a sua arte, podemos sem dúvida dizer que o movimento foi vitorioso, pois marcou uma geração, faz parte da História não só do ponto de vista cultural, mas também Nacional. E por que não dizer até Mundial?
Eles pensaram em muito além do presente, buscaram o futuro. E hoje, quem pode dizer que nunca ouviu falar da Semana de Arte Moderna, de Mário de Andrade, Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos e muitos outros? Sou admiradora e seguidora desses e de todos os artistas que não se acovardaram com oposições sociais e políticas ou críticas cruéis sobre suas obras ou sobre si mesmos. Todos passaram por isso, pelo menos uma vez na vida, outros até após a morte! Desistiram? Nunca!

*Vídeo: https://www.youtube.com
Ana Lettiere

6 comentários:

  1. Parece que eu serei a primeira a deixar um comentário... rsrsrs
    O que falar de poesia? É um gênero nobre com certeza. No entanto, não tem o mesmo destaque de outrora. Um fato curioso.
    Há realmente algo estranho no ar, já que o gênero é bem aceito pelo público. Então por que não vende?
    Estive numa livraria semana passada e tirando os escritores conhecidos, não encontrei nenhum outro livro de poesia. Fica difícil para o público prestigiar!
    As editoras não investem em novos autores por receio que os livros encalhem nas livrarias.
    Por outro lado, blogs como "Poesistas" é uma luz no fim do túnel. Uma esperança, a certeza de que apesar de todas as adversidades, a poesia não perdeu a majestade. Continua reinando soberana, pelo menos no mundo virtual.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela visita Kris!Suas palavras expressam sentimentos muito claros e sinceros,opiniões fortes e de valor!Estou sempre visitando o "Poesistas",admiro muitíssimo a força e determinação dos poetas que defendem sua arte,suas letras,é com certeza um espaço maravilhoso para os nobres escritos.É isso aí,são iniciativas como esta que farão com que a Poesia viva para sempre!
    Volte sempre amiga e ...parabéns pelo seu brilhante talento!Abraços!

    ResponderExcluir
  3. A Língua Portuguesa, única na forma e na musicalidade, nasceu para a poesia.

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia é muito mais difícil ser escritor - e um notável escritor - com as condições que temos. Deveria ser mais fácil, mas tudo parace complicar-se.

    obrigado, Kris, por lembrar do Poesistas... vamos publicar nosso livro sim!... se depender de mim a situação da literatura muda, ou não me chamo Hiago!.. hehehe

    bjO, Ana!!!

    ResponderExcluir
  5. Você já faz um importante trabalho em prol da literatura. Merece todo o reconhecimento.
    Um abraço, Hiago.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pela visita,J.Costa Jr.,Hiago,Kris!Seus comentários contribuem imensamente na troca de idéias entre artistas e evolução da Literatura,possuem precioso talento!Fico muito honrada pois esta foi a intenção que me motivou a criar este Blog!
    Infinitamente feliz me sinto por tê-los conhecido!Abraços a todos,voltem sempre!

    ResponderExcluir